quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A escolha da Profissão.

Escolher a profissão é um duvida cruel que todos (ou quase todos) passam na vida, escolher o que vai fazer “pelo resto da vida” e uma decisão muito importante, e quando devemos escolher? Que critérios devemos utilizar, na hora de tomar a decisão? O que fazer se a profissão que você escolheu não era aquilo tudo que você imaginava? Como e quando tomar a decisão de escolher outra profissão? Essas são perguntas que todos nos deveríamos nos fazer antes de escolher uma profissão ter um plano a, b, c ou d e importante pra não se pegar totalmente perdido caso o que você planejou não der certo.

A primeira coisa que você deve saber e que “pelo resto da vida” na maioria dos casos não é pelo resto da vida se não der certo você pode tentar de novo, e você já terá uma experiência maior o que fara a sua segunda escolha ser melhor do que a primeira (às vezes não).


Quando se deve escolher? Isso varia tem pessoas que so escolhem  a profissão quando terminam o ensino médio e tem prestar o vestibular, tem uns que desde criança já sabe o que quer ser (embora muitas escolhas de infância mudem quando se cresce), tem uns que nem escolhem a família escolhe por eles antes de nascerem, particularmente eu escolhi quando entrei no ensino médio e recomendo que escolham nessa época também pois ai você pesquisa mais sobre a profissão, já esta mais maduro (a) pra tomar essa decisão, e também você já vai saber quais matérias você deve se dedicar mais e já ir se preparando pras provas discursivas do vestibular (aquelas que só cobram matérias que você vai usar muito durante o curso).


E quanto aos critérios que devem ser usados para decidir variam de pessoa pra pessoa pra alguns a opinião familiar é muito importante, para outras a opinião dos amigos, pra outros a opinião do namorado (a) marido ou esposa, e também o dinheiro,  a renda que você vai ter sendo um profissional assim ou assado influencia muito na escolha da profissão.

Mais um critério que eu acho realmente importante e se você gosta da profissão que você esta escolhendo, não da profissão idealizada, mais a da verdadeira vivida na pratica do trabalho diário, conhecer o que realmente você vai fazer quando estiver atuando na sua área é fundamental, pois idealizar uma profissão perfeita que tem todas as qualidades que você procura mais sem nenhum defeito e muito fácil, e muito fácil também vai ser você pensar em desistir quando descobrir que aquilo não era nada do que você imaginava. A mais como saber isso? Através de pesquisas em faculdades, com profissionais atuantes da área, fazendo cursos e tentando estágios fazendo buscas na internet, tudo e valido, para no final não se arrepender.

E se você fizer isso tudo e se arrepender depois, ai e a hora de tomar a decisão de mudar de profissão. E difícil?  È. E você vai ter que fazer isso tudo de novo, mais contando agora com mais experiência tanto de vida como profissional.  Como? Bom se você esta fazendo faculdade pode trocar de curso a alguma maneiras de se fazer isso como transferência interna ou externa, se você esta fazendo curso técnico você pode tentar conversar com a direção para fazer a troca de curso, se você esta trabalhando ai fica mais difícil de mudar assim repentinamente talvez demore um pouco ou tenha que mudar de emprego, e se você não esta fazendo nenhuma das opções anteriores busque uma forma viável de trocar de profissão, de acordo com a sua situação. 

Bjkk gente nos vemos no próximo post.